Nova Chance de Gol

Nova Chance de Gol

O projeto “NOVA CHANCE DE GOL” tem como meta atividades esportivas, garantia de direitos e inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco; bem como apoiar e fortalecer a cidadania de seus familiares, visando a construção de um coletivo popular unido, organizado e atuante na defesa dos direitos fundamentas da infância, adolescência, juventude e no desenvolvimento humano da comunidade. Instituto Nova Chance com seu projeto propõe a utilização do esporte e assistência social, orientação pedagógica e apoio familiar em uma ação que valorize o humanismo, propague uma cultura de paz e protagonismo, que fomente a mobilização popular dos moradores da região.

Através da implantação de escolinhas de futebol, torneios esportivos, debate, apoio familiar, reflexão e mobilização popular, o projeto atenderá diretamente a 400 crianças, adolescentes e jovens do sexo feminino e masculino, bem como seus familiares, moradores das comunidades de Campos Elíseos localizada no Município de Duque de Caxias - Rio de Janeiro, RJ.

O esporte se apresenta como ferramenta estratégica para o êxito do projeto, pois contribui para a formação física, psíquica e a construção de uma cultura de coletividade e emancipatória. O projeto se apresenta como instrumento de exposição de pessoas, que no percurso de suas vidas, muitas vezes só são enxergadas quando cometem algum tipo de delito ou são vitimadas por atos de violência.

O resultado das ações do Instituto Nova Chance em seus 20 anos de atuação junto à infância, adolescência, juventude e população adulta, dão certeza a instituição que o esporte em conjunto com ações socioeducativas, apoio e mobilização popular promovem uma cidadania plena e consciente.

Tendo como base os resultados positivos obtidos na prática pela instituição, podemos afirmar que o projeto apresentado para o atendimento direto as 400 crianças, adolescentes, jovens e seus familiares e a população das comunidades de Campos Elíseos – Duque de Caxias onde será implantado, fortalecera a determinação pessoal de cada indivíduo e unira a população para conquistas no presente e avanço para outras ainda maiores no futuro.

Escolinha Nova Chance de Futebol

O esporte promove o protagonismo, a coragem, desenvolvimento físico, psicológico e social, permitindo a população assistida, vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, mediante exercícios e técnicas, reunidos em proposições didáticas. O futebol em especial, tem apelo enorme e tão mágico que chegou a parar uma guerra.

As aulas serão ministradas 4 dias por semana, de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã, das 8:30hs às 11:30hs e no período da tarde de 13:30hs às 16:30 hs atendendo em quatro núcleos um quantitativo de 200 crianças, adolescentes e jovens.

Resultado

Prevenção a entrada de crianças, adolescentes e jovens na marginalidade, benefícios psicológicos tais como a redução da depressão e o aumento da concentração, promover a habilidade de aprender das crianças, adolescentes e jovens assistidos, aumenta a sua concentração, colaborando no seu desenvolvimento global, promoção da saúde e o bem-estar, estendendo a expectativa de vida e reduzindo a probabilidade de acometimento de diversas doenças, promoção na saúde emocional e na construção de valores sociais, oferecimento de oportunidades de auto expressão e de compreensão do outro, promoção da educação sobre a paz, tolerância e respeito aos oponentes, independente da etnia, cultura religião ou outras diferenças, isto inclusive faz o esporte uma boa ferramenta para implementar o conhecimento, a compreensão e consciência da coexistência pacífica e formação profissional.

Assistência Social

“únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos”

Malcom X

A ação é voltada para família e prevenção das questões sociais, tendo como objetivo conhecer a necessidade de cada família, com a proposta de investigação das demandas trazidas, intervindo com entrevistas, dinâmicas e encaminhamentos. Serão trabalhados também, o conceito de família e a sua importância na vida de seus integrantes.

A família nos constitui como sujeitos e seres sociais. Nosso comportamento só é compreensível sob a luz da organização e funcionamento de um sistema de relações, cujo contexto delimita e confere significado a tudo que ocorre no seu interior. O trabalho será desenvolvido por uma assistente social especialista em terapia familiar.

A família é o lugar do reconhecimento da diferença, do aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das primeiras trocas afetivo-emocionais, da construção da identidade. Por isso, a importância em apoiar os seus integrantes, diante dos conflitos sociais.

Serão promovidos encontros às segundas, quartas e sextas com os componentes do projeto e terças e quintas com seus familiares (contando com a presença de um assistente social e uma psicólogo). Os encontros são individuais por família, com duração de uma hora.

Resultados: Mediação de conflitos, fortalecimento dos laços familiares, orientação alimentar, integração da família com o projeto e sua comunidade.

TOP